top of page
Buscar
vallorads

Você conhece os principais tipos de usinas energéticas?


Além das famosas usinas hidrelétricas, a humanidade precisou apostar em outros métodos para gerar energia em larga escala. Você sabe quais são os outros tipos de usina com essa função? Confira o post e descubra um pouco mais sobre como é gerada a energia que faz seu celular estar ligado, possibilitando a leitura deste conteúdo, o seu notebook carregar, e qualquer aparelho eletroeletrônico funcionar no seu dia-a-dia.

 

Usinas hidrelétricas


Este é o principal tipo de gerador de energia do país, sendo as hidrelétricas responsáveis por mais de 80% da eletricidade produzida em território brasileiro. Apesar de seus impactos ambientais, são consideradas renováveis e possuem a grande vantagem de possuir armazenamento de água por conta das barragens, possibilitando a produção sob demanda.


Usinas nucleares


Quando você ouve o termo ‘nuclear’, certamente, de maneira automática, pensa em coisa ruim, não é? Mas na verdade, é um tipo de energia limpa e renovável, só que por ser produzida através de uma reação química em cadeia, não pode ser desligada facilmente e atribui muitos riscos, como já pudemos ver ao longo da história. Tendem a ser cada vez menos utilizadas.


Usinas termoelétricas


Ainda é um dos tipos mais utilizados no mundo, apesar de ser uma energia não renovável com alta taxa de emissão de dióxido de carbono. Usam a queima de materiais como carvão, madeira, gás natural, óleo e outros altamente combustíveis para aumentar a temperatura e pressão da água até ela ser capaz de movimentar as pás dos geradores.


Usinas eólicas


Este tipo de usinas é fonte de energia altamente renovável, com poucos impactos ambientais, facilidade para manutenção e baixo custo de instalação. Usa a energia cinética dos ventos para rotação de moinhos que podem estar em terra ou no oceano, onde são capazes de gerar mais energia por conta das correntes marítimas.


Usinas solares


Usa a radiação eletromagnética emitida pelo Sol para gerar energia através de painéis solares nas usinas fotovoltaicas. Porém, quando os painéis ficam saturados, diminuem a capacidade de geração de energia. Por isso, existem outros dois tipos: termossolares e flutuantes, onde são usados, respectivamente, concentradores para aumentar a radiação solar e a água para resfriar os painéis.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page