top of page
Buscar
vallorads

Por que você precisa de um sistema de ventilação industrial?


Em qualquer tipo de indústria, a implementação de um sistema de ventilação industrial é imprescindível para o seu funcionamento e para melhorar o rendimento, segurança e saúde dos profissionais que nela trabalham.


Mais do que apenas instalar, é fundamental pensar que tipo de sistema mais se adequa a sua indústria, tanto pelo tipo de atividade exercida quanto pelas características físicas da construção, do local, do ambiente e clima externos, entre outras variáveis.


Quer conhecer um pouco sobre alguns tipos de sistemas e saber mais sobre sua importância para a segurança no trabalho? Dá uma olhada aqui embaixo, que a VaLLorBR explica tudo para você! (Você também pode ver nossa expertise sendo posta em prática clicando aqui).


O que é sistema de ventilação industrial?


Chamamos de SISTEMA de ventilação industrial o conjunto de dutos, ventiladores, coletores, filtros e outros componentes que auxiliam na circulação do ar e remoção de substâncias nocivas ao ser humano.


Para garantir a eficiência desse sistema, é necessário se pensar um projeto de construção específico para cada ambiente. O principal determinante é o tipo de produção daquela empresa. Obviamente uma indústria de alimentos terá necessidades diferentes de uma indústria energética, por exemplo.


Outros fatores que podem influenciar no projeto são: tamanho da indústria, quantidade de funcionários, altura do teto, tipo de telhado ou revestimento de cobertura, contaminantes mais presentes no ar, entre outros.


Sua importância para segurança no trabalho


A ligação entre a instalação de um sistema de ventilação industrial e o assunto de segurança do trabalho se dá pelo seu princípio básico: ser um recurso de filtragem e renovação do ar no ambiente.


Ou seja, contribui na condição de trabalho e na saúde dos funcionários ao eliminar gases, poeiras, vapores, fumaças e outros agentes contaminantes de um local. Além de garantir o ar fresco e mais limpo, este sistema também mantém a temperatura e a umidade do local em níveis adequados, reduzindo o risco de incêndios e explosões.


Por isso, visando proteger os trabalhadores à exposição desses agentes tóxicos e garantir sua saúde, o Ministério do Trabalho aprovou normas regulamentadoras, que tornam os sistemas de ventilação absolutamente essenciais em qualquer indústria. São elas:


  • Norma Regulamentadora 15, anexo 3: estabelece limites de tolerância ao calor;

  • Norma Regulamentadora 15, anexo 11: estabelece limites de tolerância à exposição de agentes químicos, caracterizando insalubridade quando esses níveis são atingidos;

  • Norma Regulamentadora 15, anexo 12: estabelece limites de tolerância à exposição de poeiras minerais;

  • Norma Regulamentadora 15, anexo 13: relaciona as operações consideradas insalubres de acordo com a presença de agentes químicos não citados nos anexos 11 e 12.


Mas não só os humanos se beneficiam disso. O maquinário de produção ganha mais tempo de vida útil e desempenho com o resfriamento e até os equipamentos eletrônicos ficam menos suscetíveis a mau funcionamento.


Tipos de sistema de ventilação


Para transformar a fábrica em um ambiente mais salutar, preservando a saúde do funcionário e atender as exigências das normas, é possível escolher entre três opções de sistemas, dos quais falaremos mais aqui abaixo.

Ventilador industrial sendo instalado pela VaLLorBR
Ventilador Centrífugo 34cv com vazão de 106.100 m3/h sendo instalado pela equipe da VaLLorBR

  • Ventilação natural

Este tipo de ventilação, como o próprio nome já diz, na realidade não utiliza um sistema mecânico, com dutos e dampers, mas sim modificações na estrutura. São feitas aberturas no teto, nas paredes e nos pisos a fim de permitir a circulação de ar no ambiente.


O principal objetivo é retirar o ar quente e/ou contaminado proveniente do maquinário e garantir a entrada de ar limpo.

Exaustor industrial instalado pela VaLLorBR
Exaustor 18,6cv com vazão de 106.100 m3/h sendo instalado pela equipe VaLLorBR

Ventilação diluidora

O sistema diluidor funciona como um sopro que expulsa o ar contaminado para fora, diminuindo a concentração de agentes poluentes.


Ventilação exaustora

Este é o sistema que podemos considerar como o mais eficiente de todos. Porquê? Porque o seu objetivo principal é deter o ar contaminado e evitar que os trabalhadores sequer inalem essas substâncias nocivas.



Importância da manutenção correta para esses sistemas


A implementação de sistemas eficientes não termina com a projeção e instalação. Se preocupar com o pós é tão importante quanto. Por isso, é importante garantir serviços de manutenção preventiva periódica (além, é claro, da corretiva quando necessária).


Essa manutenção preventiva será responsável por prolongar a vida útil dos componentes do sistema e diminuir a propensão a falhas, que podem acarretar em longas pausas para consertos emergenciais e na perda da produção.


Os benefícios da ventilação industrial


Deu para perceber a importância da instalação destes sistemas? Garante o cumprimento de normas de segurança do trabalho, evita gastos com troca de maquinário por mais tempo, além de impactar no bem-estar e saúde do trabalhador, o que significa aumento no rendimento dos mesmos e consequente maior capacidade de produção.


Procura um serviço de qualidade para implementar isso na sua empresa? Conte com o trabalho especializado na instalação de sistemas de ventilação e exaustão da VaLLorBR! Entre em contato com quem entende do assunto por aqui ou pelas nossas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e saiba como podemos entregar serviços de verdadeiro VALLOR para você!


Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page