É natural que quando se pensa em construção civil, o sistema construtivo com o qual as pessoas possuem mais familiaridade, especialmente no Brasil, é o de alvenaria convencional.
Porém, as inovações tecnológicas e estruturais pelas quais passa a engenharia têm popularizado cada vez mais outros tipos de construção.
Preocupações com redução de gastos, economia de recursos utilizados, otimização de tempo e os impactos da obra em diferentes aspectos são alguns dos principais motivos para o crescimento de novas vertentes.
Em um cenário de mercado super competitivo como o atual, é essencial estar sempre atualizado com as tendências construtivas que guiarão as oportunidades do futuro. Veja abaixo alguns exemplos de sistemas inovadores.
Wood Frame
Esse método de construção utiliza perfis de madeira maciça, geralmente de reflorestamento, com chapas de OSB (um painel com tiras orientadas de madeira) para dar forma a estrutura da edificação.
A fim de proteger a construção de problemas naturais como a umidade e a infestação de pragas, como os cupins, é comumente utilizada uma estrutura de madeira autoclavada.
Muito popular em lugares onde faz frio nos Estados Unidos, na Europa e até no Sul do Brasil, possui excelente isolamento térmico e acústico, além de uma construção rápida e que gera poucos resíduos.
A necessidade de mão de obra altamente especializada e de realizar manutenções qualificadas são as principais desvantagens deste tipo de projeto.
Light Steel Frame
Bem similar ao sistema anterior, mas que ao invés de madeira, utiliza perfis de aço galvanizado. Os fechamentos das paredes costumam ser feitos com placas cimentícias, de madeira ou drywall.
A principal característica do Light Steel Frame que o distingue dos outros é a limpeza do canteiro de obras, uma vez que as peças são produzidas sob demanda, gerando quase nenhum resíduo e sem necessidade do consumo de água.
Mais agilidade, mais precisão, redução de peso da estrutura e ótimo isolamento térmico e acústico fazem com que esta seja uma das técnicas construtivas que mais crescem hoje em dia.
Assim como o Wood Frame, necessita de mão de obra especializada, o que pode aumentar o custo. Também há uma limitação no tamanho da construção, já que o light steel frame não permite muitos pavimentos.
Drywall
Outro estilo de construção a seco, que contribui para as questões de impacto ambiental devido a baixa utilização de recursos naturais e geração de resíduos, o drywall é composto por placas de gesso que podem ser revestidas por madeira, poliestireno ou outros materiais.
Também tem a produção de suas peças sob demanda, reduzindo o tempo de execução da obra, além de facilitar o trabalho de instalação elétrica e hidráulica.
Por ser mais leve, rápido, menos custoso e garantir maior conforto térmico, tem sido considerado uma grande substituição aos modelos de alvenaria.
O fato de o gesso não resistir tão bem à umidade e ao sol faz com que a parte externa da casa necessite de uma camada de proteção.
Mas independente da sua escolha, as novas tecnologias que transformam o setor de construção civil visam sempre a melhoria de todos os sistemas construtivos e em melhor atender as necessidades dos clientes. O importante é garantir que a realização do serviço seja de qualidade, eficiente e eficaz.
Comments