top of page
Buscar
vallorads

Ferramentas móveis e tecnológicas na gestão de obras



O setor de construção civil, um dos principais sobreviventes da pandemia - em termos de segmentos que continuaram a apresentar bons resultados ou que se recuperaram mais rapidamente dos impactos da crise sanitária - não só conseguiu se estabilizar, como também continuou avançando no último ano e meio.


Mesmo durante um 2020 desafiador, o setor viu um grande aumento das demandas e seguiu sendo capaz de gerar empregos e movimentar a economia. Isso porque as inovações tecnológicas, que afetam desde os projetos, passam pela gestão e chegam até a execução das obras, melhoram cada vez mais o desempenho e aumentam a produtividade do setor.


Vantagens de investir em ferramentas tecnológicas


Apostar em soluções tecnológicas para ajudar o processo construtivo pode servir para melhorar a comunicação entre as fases do projeto e entre encarregados por diferentes funções, aumentando o controle das atividades. Além disso, pode possibilitar a otimização de tarefas, impulsionar a produtividade, poupar tempo, evitar retrabalho e até economizar recursos.


Economizando tempo, dinheiro e adicionando precisão


Existem softwares que te ajudam a ter controle de todas as etapas de construção ainda na fase de projeto, quando nada saiu do papel. Tanto na parte operacional, quanto na parte administrativa e financeira da obra. Esse tipo de ferramenta ajuda a adicionar variáveis, recalcular de forma rápida o percurso da obra quando necessário e a maximizar os resultados. Além de cortarem até metade do tempo geralmente gasto nessa fase inicial.


Aumentando o controle


Em uma obra existem inúmeras coisas acontecendo ao mesmo tempo e controlar tudo isso para que a execução seja sempre eficiente e segura se torna um desafio. Para o bem da saúde dos gestores, muitas tecnologias hoje em dia o auxiliam a monitorar os processos. Um exemplo são os wearables, que além de permitir a ciência dos afazeres dos comandados, podem informar até nível de fadiga, dando ao gestor melhores condições na definição de jornada.


Otimizando execuções, aumentando a eficiência


É possível receber ajuda da tecnologia até na hora de colocar a mão na massa. Sim, até literalmente! Como por exemplo, com a utilização de concreto auto-cicatrizante, poupando preocupações e custos de manutenção.


Isso, o uso de drones para facilitar o estudo de terrenos, ferramentas que controlam o uso de insumos, dispositivos remotos que agilizam a análise de dados e outros mais. Todas essas soluções tecnológicas ajudam a otimizar o trabalho em todas as suas fases e assim, transformando o trabalho da construção civil cada vez mais rápido, seguro e eficiente.


Entende a importância do investimento na tecnologia para sua obra agora? Então continue acompanhando os conteúdos que a VaLLorBR traz aqui no blog e nas redes sociais!


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page