Para entender o funcionamento de um sistema hidráulico, é necessário, primeiramente, compreender o que é hidráulica.
A hidráulica é a parte da física que estuda as características e o comportamento dos fluidos - não só a água, como geralmente é associado - em movimento ou em repouso.
Qual a aplicação da hidráulica?
O conhecimento em hidráulica possui alta variabilidade de aplicação, principalmente na engenharia.
Um sistema hidráulico é responsável pela transmissão e a geração de energia através da regulação e controle de fluidos sob pressão. Possibilitando desde pequenos processos de montagem até procedimentos fundamentais no funcionamento de fábricas e hidrelétricas.
Todos os componentes são essenciais, já que a ausência de algum impede o funcionamento do sistema. É imprescindível também que todos estejam em ótimo estado de manutenção para que cumpram sua função da maneira correta.
Agora conheça do que é composto o sistema hidráulico e a função de cada parte:
Os componentes hidráulicos
Reservatório
Local onde fica armazenado o fluido que será utilizado pelo sistema para gerar energia.
Motor elétrico
O componente responsável por acionar o coração do sistema, a bomba hidráulica. Dependendo do tipo de aplicação, pode ter deslocamento fixo ou variável.
Bomba hidráulica
A bomba é responsável por gerar o fluxo de óleo que faz o equipamento funcionar. Através do movimento de uma engrenagem, palheta ou pistão transforma energia mecânica em energia hidráulica.
Válvulas
Regulam, direcionam e controlam o fluxo e a pressão do fluído hidráulico. Podem ser colocadas em diferentes posições dentro do sistema, de acordo com a necessidade.
Filtros
São os responsáveis por evitar a contaminação dos fluidos, que é a causa de 80% das falhas em sistemas hidráulicos.
Atuadores
Responsáveis pela transformação da energia hidráulica em energia mecânica. Por ser um dos componentes mais exigidos, é preciso ter cuidado na manutenção por conta do desgaste elevado.
Tubos e conectores
Transportam o fluido hidráulico entre os dispositivos. A qualidade e segurança dessas conexões precisam ser impecáveis para não permitir vazamentos, perda de potência e possível contaminação do óleo.
Bloco manifold
Composto por um bloco de ferro fundido ou alumínio, o manifold unifica as válvulas em um só lugar.
Conheceu os componentes de um sistema hidráulico? Lembre-se sempre de preservá-los para garantir a produtividade da ferramenta.
Quer mais dicas sobre assuntos relacionados à construção civil? Fique ligado nos conteúdos da VaLLorBR aqui no blog ou em nossas redes sociais (Facebook, LinkedIn e Instagram)!
Entre também em contato conosco para saber mais sobre nossas áreas de atuação e serviços personalizados!
Imagens: Google
Comments